|
Id: | 40176
| Autor: | Kanan, Lilia Aparecida; Marcon, Silvana Regina Ampessan. | Título: | Formação, aprendizagens e empowerment: estratégias para derrocar o mito de sísifo / Training, learning, and empowerment: strategies to topple the myth of sisyphus.
| Fonte: | Rev. psicol. org. trab;12(3):355-366, dez. 2012.
| Resumo em português: | Este ensaio, baseado em revisão da literatura e sustentado por produções de pesquisadores brasileiros e estrangeiros, discute os processos de formação do trabalhador, aprendizagens e empowerment. Estes conceitos são perpassados pela perspectiva de mobilização do trabalhador para assumir a direção do processo de enfrentamento de situações que podem prejudicar o seu bem-estar, conseqüências do constante apelo derivado do instantâneo, imediato, breve e urgente, que tem caracterizado as ações organizacionais na atualidade. Reflete-se a respeito das mudanças no contexto do trabalho que requerem rearranjos pessoais, vez que podem mobilizar a capacidade do indivíduo de auto-organizar-se e de se apresentar como um novo trabalhador reflexivo. Ou seja, uma nova subjetividade é requerida ao trabalhador na atualidade. Ao final, considera-se que a assunção de estratégias emancipadoras que possibilitem ao trabalhador colocar-se como um sujeito implicado, problematizante, pleno em aceitar a diligência de seu "fazer" são indicativos de uma formação intraorganizacional importante para que atue nos novos contextos de trabalho. Por meio de tais estratégias é possível que o trabalhador repense, questione e reinvente as tarefas, os processos e a organização do trabalho. Ao fazer isso, poderá, inclusive, reinventar a si próprio e o seu trabalho. Isto posto, planejar estratégias para derrocar o Mito de Sísifo abarca a defesa de um trabalho emancipador, com significado, que não aliene não exproprie quem o realiza.(AU) | Resumo em inglês: | This essay, based on a literature review and supported by the research of Brazilian and foreign scholars, discusses the processes of worker training, learning, and empowerment. These concepts are steeped in the perspective of mobilizing workers to take charge of the process of coping with situations potentially harmful to their well-being, a result of the unceasing reliance, typical in current-day organizations, on responses to the instantaneous, immediate, short-term, and urgent situations. Consideration is given to the changes in the workplace that require personal rearrangements, since they can mobilize the individual's ability to self-organize and present oneself as a new reflective worker. That is, a new subjectivity is required for workers today. In conclusion, it is considered that the adoption of emancipatory strategies that enable workers to position themselves as involved agents, questioning, accepting the full measure of their "doing", points to the need for intra-organizational training for them to function in these new work contexts. Through such strategies it is possible for workers to rethink, re-examine, and reinvent the tasks, the processes, and the organization of work. In so doing, workers may even reinvent themselves and their jobs. That said, planning the strategies to topple the Myth of Sisyphus involves the defense of emancipating, meaningful work that does not alienate nor expropriate those who perform it.(AU) | Descritores DECS: | Educação Continuada
| | -Qualidade de Vida Mobilidade Ocupacional
| Limites: | Humanos Masculino Feminino Adulto Jovem Adulto Meia-Idade
| Descritores Psi Português: | EDUCAÇÃO PERMANENTE DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL FORMAÇÃO PROFISSIONAL
| Descritores Psi Inglês: | CONTINUING EDUCATION PROFESSIONAL DEVELOPMENT PROFESSIONAL EDUCATION
| Descritores Psi Espanhol: | EDUCACION CONTINUA DESARROLLO PROFESIONAL EDUCACION PROFESIONAL
| Meio Eletrônico: | http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-66572012000300009&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt
|
|